facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Godinho analisa momento de oportunidades no comércio exterior
Notícias Veja mais
Godinho analisa momento de oportunidades no comércio exterior - 28/10/2013

Em palestra na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Daniel Godinho, avaliou que há oportunidades para o desenvolvimento do setor externo brasileiro no contexto internacional. "Há ações no campo das negociações internacionais que revelam oportunidades importantes para o Brasil", disse.

O secretário falou sobre as negociações para o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. "O Brasil já fechou a sua oferta e agora aguarda os próximos passos para prosseguirmos nas negociações. Este acordo tem o potencial para abrir o mercado europeu e ampliar as exportações brasileiras nos próximos anos", afirmou.

Godinho relatou ainda sobre a iniciativa brasileira de estabelecer acordos de investimentos com países dos continentes africano e sul-americano. "Estes acordos que estamos buscando seriam instrumentos de apoio para os investidores brasileiros atuarem no exterior. Estamos propondo tratar de temas relevantes e práticos, do dia a dia, como concessão de vistos e outros que afetam o processo de decisão sobre o investimento", revelou.

O secretário comentou ainda os dados da balança comercial brasileira no ano. Ele disse que o atual déficit é conjuntural e não estrutural, estando relacionado ao desempenho atípico da denominada conta petróleo. "Este ano, a produção caiu o que trouxe consequências para a exportação e a importação dos produtos deste setor. Com a retomada dos níveis anteriores de produção, as novas plataformas e novos campos de extração do pré-sal, essa situação será revertida nos próximos anos", concluiu.

MDIC
Calendário de eventos
Abril