facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Missão da Flórida quer negócios
Notícias Veja mais
Missão da Flórida quer negócios - 23/10/2013
 
Ticoulat (dir.) saúda o prefeito Bob Buckhorn: 'visita é um estímulo para aumentar o grau de cooperação entre os dois países'.
 
Ticoulat (dir.) saúda o prefeito Bob Buckhorn: 'visita é um estímulo para aumentar
o grau de cooperação entre os dois países'.

 
Uma delegação de políticos e empresários, da cidade de Tampa, estado da Flórida, EUA, liderada pelo prefeito, Bob Buckhorn, visitou ontem a sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) para iniciar contatos que estabeleçam futuros acordos comerciais nas áreas de construção civil, engenharia, produtos e serviços médicos e hospitalares e aviação, entre outros.
 
"Tampa é o principal porto da Flórida e principal entrada para o mercado dos Estados Unidos, a primeira economia do mundo", disse Roberto Ticoulat, vice-presidente da ACSP e presidente do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx), ao receber o grupo. “Uma visita como esta é um estímulo para aumentar o grau de cooperação entre os dois países”.
 
No início da reunião, Ticoulat ressaltou que o Brasil tem  longo caminho a percorrer no campo do comércio internacional e que o exemplo norte-americano de simplificar a legislação para aumentar a competitividade deve ser seguido pelo Brasil, pois nossa carga tributária sobre  setores produtivos e o excesso de regras para abertura de empresas e seu funcionamento prejudicam os empreendedores.
 
Para o prefeito Buckhorn, a oportunidade de conhecer São Paulo e estabelecer novos contatos em áreas estratégicas como agronegócios e serviços financeiros é muito importante, especialmente no momento em que a economia norte-americana começa a se recuperar da crise e a criar mais postos de trabalho. Por isso, ele já visitou cidades européias como Paris, Londres e Zurich. 
 
Para explicar aos empresários brasileiros as oportunidades oferecidas por Tampa, Rick Homans, presidente da Hillsborough Economic Development Corporation, especializada na prospecção de negócios e de análises de desempenho econômico da cidade, apresentou um panorama dos setores que atuam nela e as vantagens oferecidas a empreendedores estrangeiros. No campo econômico, segundo o relato, Tampa sedia 19 empresas com receita anual superior a US$ 1 bilhão, das quais oito fazem parte da lista Fortune 1000. Aproximadamente 500 companhias mais de 40 nações escolheram o município como base para atuar nos Estados Unidos por sua localização e legislação favoráveis.
 
Além das empresas e da atuação no campo do agronegócio, a cidade conta com forte base educacional, com cursos voltados, principalmente, para os campos da tecnologia e da engenharia. 
 
Representantes de duas universidades da cidade, participantes da delegação, abriram negociação para firmar convênio com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
 
Além disso, a legislação local é  amigável com estrangeiros, aos quais oferece vantagens fiscais e tributárias.
 
Bill Flynn, encarregado do escritório de imigração, enfatizou tais vantagens ao acrescentar que a legislação dos Estados Unidos colabora para que empresas de outros países se instalem rapidamente, sem burocracia, e para que os empreendedores possam obter vistos especiais. 
 
Vantagens – Larry Richey, diretor sênior da Central & North Florida, Cushman & Wakefield of Florida Inc., apresentou mais dados sobre o desempenho da cidade norte-americana. Embora tenha o oitavo maior custo de vida dos Estados Unidos (os primeiros são Nova York, Miami e Los Angeles), Tampa abriga o sétimo maior mercado de aluguel de escritórios e estes empreendimentos especializados em legislação já são experts nos trâmites burocráticos para a instalação de empresas.
 
O empreendedor Assimo Salim Júnior, da A.S. Júnior Alimentos, considerou o encontro positivo.  Ele tem planos para expandir seus negócios nos Estados Unidos e ficou satisfeito ao constatar que não existem tantas barreiras na legislação norte-americana quanto aqui.
 
Diário do Comércio
Calendário de eventos
Março