facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Câmara de Comércio Exterior aprova oferta para a União Europeia
Notícias Veja mais
Câmara de Comércio Exterior aprova oferta para a União Europeia - 04/10/2013

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou nesta quinta-feira a oferta brasileira que fará parte das negociações de acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. A proposta será apresentada, agora, aos sócios do bloco sul-americano para a consolidação de uma oferta comum em um prazo de 30 dias, informou o ministro da Agricultura, Antônio Andrade.

"O que está mais dificultando é a Argentina, mas acreditamos que, em breve, o país vai fornecer a lista deles", afirmou o ministro.

Andrade, no entanto, não quis antecipar detalhes da proposta. Afirmou apenas que a oferta aprovada está "num nível aceitável pela União Europeia".

A proposta brasileira deve oferecer a redução de tarifas de importação entre 85% e 90% do comércio com os europeus nos próximos 10 a 15 anos.

"Acreditamos que vai aumentar nossas exportações para a União Europeia, mas não temos esse valor ainda", disse Andrade. O governo espera obter uma liberação do mercado europeu para os produtos agrícolas brasileiros.

Ajustes. Apesar de aprovada, a lista de liberalização de produtos ainda pode sofrer alguns ajustes. "Ainda há detalhes para fechar", disse o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Dyogo Oliveira. "Alguns setores podem trocar alguns produtos nesta oferta", explicou Andrade.

O Ministério da Saúde, por exemplo, solicitou a retirada de alguns itens vinculados ao setor, como equipamentos. Embora não faça parte dos ministérios que compõem a Camex, um representante da pasta participou da reunião de ontem.

O compromisso assumido entre representantes do Mercosul e da União Europeia, em janeiro último, é o de apresentar as ofertas até o último trimestre de 2013.

Venezuela. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que preside a Camex, informou que a Venezuela não participará da oferta de abertura comercial que o Mercosul vai apresentar à União Europeia porque ainda está cumprindo etapas de adesão ao Mercosul.

A União Europeia é o destino de 19,3% das exportações brasileiras. De janeiro a setembro deste ano, as exportações brasileiras para a Europa somaram US$ 34,2 bilhões. Por outro lado, o Brasil importou US$ 38 bilhões dos países europeus, o que representa 21,2% do total das compras brasileiras no exterior em 2013.


O Estado de S. Paulo
Calendário de eventos
Abril