facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Delegação belga visita MDIC e busca troca de experiências para investimentos no Brasil
Notícias Veja mais
Delegação belga visita MDIC e busca troca de experiências para investimentos no Brasil - 03/10/2013
O secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Desenvolvimento Exterior, Humberto Ribeiro, recebeu na manhã desta terça-feira o vice-presidente do Governo da Valônia e Ministro da Economia das Micro e Pequenas Empresas, do Comércio Exterior, das Novas Tecnologias e do Ensino Superior da região, Jean-Claude Marcout.
 
Na oportunidade, Jean-Claude Marcout lembrou as boas relações do Brasil com a Bélgica e o desejo de ampliar a troca de informações entre os dois países. Para isso, destacou a instalação de empresas belgas no Brasil e também convênios entre universidades federais brasileiras e belgas que investem tanto em intercâmbio de estudantes quanto em pesquisa científica. "Outro ponto importante é a internacionalização das pequenas e médias empresas e o desenvolvimento de polos de competitividade. A Bélgica, a exemplo do Brasil, é um país que depende muito dos pequenos e médios empreendedores. Estamos aqui para trocar e aprender com experiências inovadoras", reforçou o ministro belga.
 
No encontro, Humberto Ribeiro apresentou à delegação a segunda edição do Catálogo de Oportunidades para Investimentos no Brasil. O documento tem como principais objetivos apoiar a tomada de decisões por parte dos investidores - oferecendo acesso a informações seguras, organizadas e de qualidade sobre os projetos - e facilitar a interlocução transparente e consistente entre os agentes públicos (federais, estaduais e municipais) e privados.
 
O secretário do MDIC também destacou o Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços (Simbracs 2013), que debaterá nos dias 12 e 13 de novembro, em Brasília, políticas públicas para o setor. "É uma oportunidade para que desenvolvedores conheçam investidores. Conto com o governo da Bélgica e seus representantes no Brasil para estarem conosco e participarem do Simbracs", convidou o secretário do MDIC, que no final deste mês estará na Bélgica, em missão técnica ao porto de Antuérpia. A visita é parte do Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a SCS e o Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC).
 
A visita é especialmente relevante tendo em vista o Plano de Investimento em Logística, que prevê uma série de concessões portos e terminais. Também durante a visita oficial será apresentado às autoridades belgas o Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv). O sistema desenvolvido pela Receita Federal com a Secretaria de Comércio e Serviços do MDIC é considerado uma das iniciativas recentes mais avançadas na área de mensuração de dados de comércio e serviços.
 
Acompanharam o ministro Jean Claude Macout, o embaixador da Bélgica no Brasil, Jozef Smets, além de 60 representantes de empresas, universidades e outras instituições belgas interessadas em investimentos no território brasileiro. Também participaram do encontro, Jane Alcanfor de Pinho, Coordenadora-geral de Mercado Externo do MDIC, e Mário Neves coordenador-geral da Rede Nacional de Investimento do MDIC (Renai).
MDIC
Calendário de eventos
Abril