facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Pequenas exportam: Caldo de cana globalizado
Notícias Veja mais
Pequenas exportam: Caldo de cana globalizado - 27/09/2013

Uma empresa da cidade de Alumínio, a 83 quilômetros de São Paulo, está lucrando com uma iniciativa pioneira: produzir e vender caldo de cana engarrafado com validade de até oito meses. A ideia deu tão certo que a Susten, empresa que fabrica a Kanaí, já exporta a bebida para a Europa e negocia a venda do produto na Ásia e na América do Norte. Diretor da Susten, Rafael Tadeu Luques afirma que a empresa já manteve contatos com tradings para vender o produto no Oriente Médio e na África.

Luques diz que decidiu investir no caldo de cana engarrafado quando um amigo estrangeiro visitou o Brasil, provou o produto e quis levar para a família. Como o caldo da cana de açúcar, que é conhecido como garapa, estraga fácil, o amigo não pode levar o produto para os parentes.

Luques, porém, decidiu investir na bebida e tentar fazer aquilo que ninguém ainda conseguira: vender a garapa engarrafada. A doce bebida é tradicionalmente extraída na hora do consumo. Antes de criar a Susten, em outubro de 2011, Luques demorou três anos para desenvolver o projeto. A empresa começou a produzir em julho de 2012.

"O maior desafio foi elaborar o processo, que ainda não tinha sido feito por ninguém. Portanto, muitos testes foram realizados em laboratórios renomados para conseguirmos fazer o caldo de cana, 100% natural, sem conservantes com durabilidade de oito meses sem necessidade de refrigeração", afirma Luques.

Para desenvolver seu projeto, Luques elaborou um plano de negócios e buscou ajuda do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ele não revela o segredo, ou seja, o que faz para produzir sem conservantes. Esse dado é patenteado. Antes de chegar às prateleiras dos supermercados e às pastelarias, o produto passa por um controle de qualidade que garante o padrão de sabor e o teor de açúcar.

Luques não revela também a receita da empresa, nem a quantidade de garrafas que vende por mês, mas diz que tem capacidade para chegar a um milhão delas. O diretor da Susten afirma que a Europa compra 40% do que a empresa exporta.

Os planos não param na exportação. Luques pretende abrir filiais da empresa, que define como "pequena, jovem e direta com as pessoas". Também tem projetos de incrementar o portfólio da Kanaí com a adição de sabores ao caldo de cana. Entre eles, o caldo de cana com limão, abacaxi, gengibre e maracujá.

ANBA
Calendário de eventos
Abril