facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Fiji quer negócios com o Brasil
Notícias Veja mais
Fiji quer negócios com o Brasil - 24/09/2013

O embaixador de Fiji no Brasil, Cama Tuiqilaqila Tuiloma,  visitou ontem a  Associação Comercial de São Paulo (ACSP), onde afirmou que seu país vê no mercado brasileiro um enorme potencial a médio prazo.  Foi recebido por Roberto Ticoulat, vice-presidente da ACSP e coordenador do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx). Ticoulat explicou-lhe que o intercâmbio com Fiji pode ser facilitado pelo escritório comercial que a ACSP mantém em Macau, China.

Segundo Tuiloma, Fiji,  localizado na Oceania, tem diversificado sua economia e, por isso, quer ampliar a troca de informações e fazer acordos de cooperação técnica. Ele citou, como exemplo, investimentos em novas técnicas de exploração da cultura do açúcar e da perspectiva de intercâmbio com especialistas desta área da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Para atender essas necessidades, Ticoulat recomendou-lhe os melhores centros de estudo nesse campo, localizados em Ribeirão Preto.

O embaixador elencou uma série de produtos que seu país pretende importar e falou também sobre o projeto de um parque de processamento de alimentos, para o qual seriam utilizados maquinário, equipamento de transporte e produtos químicos brasileiros.

O Produto Interno Bruto (PIB) de Fiji foi de US$ 4,3  bilhões no ano passado. O principal ramo de atividade é o de serviços, que equivalem a 68,6% do PIB, enquanto o segmento industrial responde por 19,1% e o agrícola por 12,3%.

Diário do Comércio
Calendário de eventos
Abril